rss search

Oficina propõe vivência cultural da tradição do Cavalo Marinho no DF

line

2 Foto: Diogo Lopes

Com seus encantos, danças e ritmos, o grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado/PE vem à Brasília para compartilhar saberes e fazeres da cultura popular

 

De 20 a 22 de maio acontecerá a Oficina de Cavalo Marinho – A Tradição da Família Teles na Faculdade Dulcina de Moraes. A atividade ministrada por Nice Teles, Totó da Rabeca e Natan Teles do grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado/PE propõe um intercâmbio cultural com trocas de saberes sobre a música, dança e teatralidade do folguedo popular Cavalo Marinho em Brasília.

O grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante surgiu em 2004 com Mestre Antônio Teles, que foi brincante de Cavalo Marinho e outras brincadeiras populares desde os 12 anos, e sua filha, Nice Teles, na Zona da Mata Pernambucana. Atualmente o grupo é conduzido por Nice e seus dois filhos, Totó e Natan, e tem trabalhado na manutenção da cultura popular tradicional com apresentações, sambadas e atividades culturais voltadas para crianças e jovens em Condado e no Brasil.

Com reconhecimento e valorização da oralidade, a oficina é realizada pelo grupo Terreirada Divina, que esta montando o espetáculo Boi Guerreiro, possibilitando a vivência de três dias com o Cavalo Marinho com cantos (toadas e loas), música percussiva acompanhada de rabeca e dança (trupés, mergulhão, arcos).

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é uma manifestação popular oriunda, principalmente, da Zona da Mata Norte de Pernambuco e Sul da Paraíba. A brincadeira é um teatro de rua, rico em repertório musical e em dança, contendo personagens mascarados (figuras), representando caricaturas de tipos sociais, animais e seres fantástico. Vivenciado em grande parte por trabalhadores rurais, a tradição envolve performances dramáticas, musicais e coreográficas.

 

Serviço

Oficina de Cavalo Marinho – A Tradição da Família Teles com o grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado/PE

Quando: de 20 à 22 de Maio, das 14h às 18h

Local: Faculdade Dulcina de Moraes – SDS Bloco C, nº 30, Conic, Brasília/DF

Investimento: R$100,00

Inscrições: terreiradadivina@gmail.com

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/856687551125748/

(61) 8553 6864

 

 



Deixe uma resposta