rss search

Baiano pra Mamulengo

line

A brincadeira é fruto de quatro anos de vivências realizadas diretamente na fonte, na convivência com mestres da Zona da Mata Pernambucana, do Cariri Cearense e com artistas de rua de Paraty (RJ). Ao se nutrir de vários elementos de tradição oral, o espetáculo traz em sua composição atores, danças, bonecos de mamulengo, música percussiva e a estética peculiar do brinquedo popular. A montagem Baiano pra Mamulengo foi executada em 2012, com apoio do FAC-DF.

Construído para teatro ou rua, seu formato se assemelha ao de grupos mambembes, com estrutura independente, simples de montar e de fácil adaptação. Baiano pra Mamulengo traz à tona a discussão sobre os elementos da tradição, vendo-os de forma orgânica e livre para o devir criativo, fertilizando o campo de possibilidades artísticas voltadas para o popular no ambiente urbano. A peça liga símbolos tradicionais ao contemporâneo, mesclando linguagens, aprofundando-se em ritmos e danças, buscando compor a sua linguagem, a partir destes elementos.

Em 2013, Baiano pra Mamulengo circulou por feiras e escolas do Distrito Federal, pelo projeto Roda Baiano. Em outubro de 2012, o espetáculo integrou importantes eventos, como: 11º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Brasília; FestPonta, no Taguaparque, em Taguatinga; Projeto Circulô do Pife, no Mercado Sul de Taguatinga e na Feira da Guaririba na Ceilândia; Torre de TV de Brasília; Espaço Imaginário Cultural, em Samambaia; Sarau ContraInverso, em Planaltina; Encontro do Boi de Gréia, no Bar Encontro Cultural, em Tabajara (Olinda -PE); e Cine Olhos da Vila, em Timbaúba (PE).

 Clique e veja a galeria de fotos.

 


0 Comentários

line

Trackbacks/Pingbacks

  1. Projeto | Terreirada Divina - […] Espetáculos […]

Deixe uma resposta